Quem Somos
O Colégio Anglo de Presidente Epitácio surgiu da iniciativa de um grupo de educadores que percebeu a necessidade de uma unidade de ensino capaz de atender aos padrões de qualidade exigidos pelo segmento da sociedade epitaciana, assim, iniciamos nossas atividades no ano de 1998.
O Colégio é conveniado ao Sistema Anglo de Ensino desde a sua fundação e tem por princípio oferecer ensino de qualidade, a fim de promover o desenvolvimento de capacidades e competências de seus estudantes; formar cidadãos críticos e atuantes. Para tanto, conta com uma equipe de profissionais qualificados e em constante aprimoramento, visando sempre à manutenção do padrão exigido. Contribuímos para o segmento educacional atuando de forma transparente e eficaz, desde a educação infantil até o ensino pré-vestibular.
Nosso compromisso e preocupação diz respeito a atitudes, habilidades e conhecimentos necessários para compreender e gerenciar as emoções, demonstrar empatia, manter relações sociais com foco nos estudos, através do excelente e exclusivo Sistema Anglo de Ensino. Nossos estudantes possuem acesso à completa plataforma Plurall, que otimiza tempo e conteúdos por meio de aulas complementares e Simulados do Sistema Anglo, Enem e das principais universidades, contemplando assim os estudantes, desde o terceiro ano do Ensino Fundamental até a Terceira Série do Ensino Médio.
Missão
Servir pessoas, atendendo às suas necessidades educacionais com qualidade superior.
Princípios
Ser reconhecido como uma referência empresarial do setor educacional, buscando a vanguarda das transformações, aprimorando a qualidade das relações com as pessoas a quem servimos e cumprindo nossa responsabilidade social.
Valores
O Colégio Anglo de Presidente Epitácio atende os padrões de qualidade exigidos pelo segmento educacional, adotando uma prática educacional que possibilita a humanização e personalização do educando, formação sólida e o preparo para o compromisso da cidadania, contemplando e proporcionando a todos os estudantes formação básica, e ofertando condições para:
a) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo;
b) O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
c) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
O currículo do Colégio Anglo contempla uma metodologia contextualizada, diversificada e transdisciplinar, favorecendo a interação e a articulação entre diferentes campos de saberes, possibilitando vivências práticas vinculadas à educação escolar e ao mundo do trabalho, bem como à prática social. O trabalho pedagógico oferece ao estudante condições de se apropriar de conceitos e categorias básicas, não apenas acumulando informações e conhecimentos, mas, sim, estabelecendo um conjunto de saberes integrados e significativos, baseada nos quatro pilares da educação para o século XXI: Aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, buscando a formação de um sujeito crítico e ético, apto a analisar, compreender e intervir na realidade como agente transformador.
A matriz curricular de cada segmento é elaborada pelo núcleo do Sistema de Ensino Anglo, de acordo com a legislação vigente.
A organização metodológica do Colégio Anglo de Presidente Epitácio, conta com a formação docente, visando o desenvolvimento dos estudantes nas áreas do aprendizado, constituindo pontos importantes e necessários na realização de um trabalho de excelência. O Sistema Anglo de Ensino - por meio da assessoria pedagógica, autores do material, programas on-line, congressos e eventos - promoverá a formação exigida para que o material de estudo seja compreendido e sua aplicação seja adequada a fim de garantir os melhores resultados pedagógicos. Além disso, a metodologia adotada está alicerçada na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular, que visa o desenvolvimento de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, organizados em campos de experiências, que buscam garantir os direitos das crianças e adolescentes, definidos na legislação. Também visa desenvolver habilidades e competências e objetos de conhecimento.
Os resultados da aprendizagem escolar são avaliados por meio do rendimento escolar e tem como referência básica o conjunto das aprendizagens indicadas na proposta pedagógica da escola nas diferentes áreas e componentes curriculares. Tal processo visa avaliar as habilidades e competências desenvolvidas ou não pelos alunos ao longo de seu processo de ensino aprendizagem.
A avaliação dos estudantes é realizada bimestralmente pelos professores e pelo Sistema de Ensino, como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, será redimensionada a ação pedagógica.
A avaliação que tem um caráter processual, formativo e participativo, é contínua, cumulativa e diagnóstica, com vistas a: A) identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem e detectar problemas de ensino; B) subsidiar decisões sobre a utilização de estratégias e abordagens de acordo com as necessidades dos estudantes; C) criar condições de intervir de modo imediato e, a mais longo prazo para sanar dificuldades e redirecionar o trabalho docente.